´´Quando você diz a si mesmo, eu vou vencer/
Esta literalmente enviando à sua mente elementos de força,
Esta irradiando forças invisiveis que irão fazer ;
O seu desejo ser uma ordem en tudo aquilo que você pensar,
Mas sabemos que há um ser maior e superior do que nós
Que envia anjos para te cuidar

sábado, 15 de janeiro de 2011

EXERCICIOS AO AR LIVRE

As academias ao ar livre têm ajudado curitibanos a sair do sedentarismo, aponta uma pesquisa feita pela Prefeitura de Curitiba em 20 dos 33 equipamentos de ginástica da cidade, no período de 3 a 13 de novembro. Os resultados da pesquisa, ainda preliminares, mostram que as academias ao ar livre estão tirando da inércia curitibanos com sobrepeso ou obesos. Das 330 pessoas entrevistadas, 33% voltaram a fazer exercício.
“O estudo demonstra como estes equipamentos motivam as pessoas a melhorarem a qualidade de vida. Uma em cada três pessoas saiu da inércia e começou a fazer exercício por causa das academias”, disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, ao divulgar os primeiros números da pesquisa, nesta terça-feira (30).
O levantamento foi feito por técnicos do programa Centro de Referência da Qualidade de Vida e Movimento da Secretaria do Esporte e Lazer, especializado em pesquisas esportivas, e núcleos regionais. Durante 10 dias, foram contadas quantas pessoas estão usando as academias, fazendo a apuração de hora em hora, além de 330 entrevistas.
O resultado mostra que ao dia, em média, 212 pessoas fazem exercício em uma das 33 academias. Isto representa que ao final de um ano, serão registradas 210 mil pessoas fazendo atividade física. “Este número deve crescer, porque, até o fim de dezembro, serão 60 equipamentos e, em 2011, Curitiba contará com 130 academias ao ar livre”, afirmou Fedrigo.
O resultado da pesquisa mostra que a construção de uma academia em um bairro motiva as pessoas a fazerem mais exercício, gastando mais tempo praticando uma segunda atividade física. Das 330 pessoas entrevistas, 72% estão fazendo um exercício em paralelo aos das academias. A maioria faz caminhada (45,9%), seguido da ginástica e musculação, ambos com 11%. “Caminhada é um exercício muito fácil, que pode ser praticado em qualquer bairro da cidade”, disse Fedrigo.
Outro motivo que estimula a caminhada é a distância dos equipamentos. A maioria das pessoas (44,2%) vive a mais de 10 quadras de uma academia ao ar livre. Os demais vivem de 3 a10 quadras (36,7%), de uma a 3 quadras (12,4%) ou moram na mesma quadra (6,7%).
Entre os entrevistados, há um predomínio da presença feminina, 64%, contra 36% de homens. Os dados demonstram que as mulheres começam a se cuidar antes dos homens. Enquanto elas passam a fazer exercício entre 18 e 49 anos, os homens só vão se cuidar quando estiverem atingindo a idade da aposentadoria, a partir dos 59 anos.
A pesquisa também procurou saber o que motiva as pessoas a procurarem este equipamento. A maioria procura melhorar a saúde (43,4%). Outro motivo que predomina é a necessidade de perder peso (16,9%), seguido do condicionamento (12,8%), qualidade de vida (10,6%) e sair do sedentarismo (6,1%).
O sobrepeso também foi alvo da pesquisa, quando se apurou o Índice de Massa Corporal (IMC). Dos entrevistados masculinos, 53,8% registraram sobrepeso, 15,4% estão obesos, 29,1% estão com peso ideal e 1,7% estão magros. Entre as mulheres, 40% deles estão com o peso ideal, 40,5% estão com sobrepeso 18,6% são obesas.
Outro dado interessante é que quanto maior o grau de instrução do entrevistado, melhores são os índices de IMC. Há 24,4% das pessoas com ensino fundamental obesas. Este percentual cai para 13,1%, quando se mede entre as pessoas com ensino superior.
Melhorias futuras – Com base desta pesquisa, a Prefeitura pretende fazer algumas adequações nas academias ao ar livre, como o plantio de árvores e melhoria da iluminação. “A pesquisa também mostrou que a necessidade de construção de academias especializadas para crianças e pessoas com deficiência”, disse Rudimar Fedrigo.
Números da pesquisa
32 academias entregues
28 academias em obras
130 academias serão instaladas até o fim de 2011
1 em cada 3 pessoas saiu do sedentarismo
Usuários: 36% homens e 64% mulheres
43,4% fazem exercício para manter a saúde
16,9% fazem exercício para perder peso
44% das pessoas vivem pelo mais de 10 quadras das academias



...

Nenhum comentário:

Postar um comentário